O Blog

O Blog dos Alunos do 9º Ano A

É com muita alegria que informamos aqui sobre o nascimento de mais um integrante da blogosfera. Trata-se do blog que acaba de ser criado pelos  alunos do 9º Ano "A" da Escola Estadual Prof. Gerson Lopes, em Apodi, cujo endereço é www.turmadonono.blogspot.com. A criação deste blog faz parte de um projeto que estou realizando, nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo diversos gêneros textuais, dentre eles,  jornal, e-mail e blog.

O projeto teve início com uma discussão sobre os diversos gêneros textuais presentes em nosso cotidiano. Logo após foi realizado um pequeno debate sobre a internet, seus perigos e benefícios e ainda sobre os novos gêneros textuais que foram criados a partir do surgimento da rede mundial de computadores. Depois os alunos estudaram alguns termos relacionados a web: browser, e-mail, site, link, download, www, etc.

Em seguida foi a vez da turma ir ao laboratório de informática para que, através da prática, aprenderem mais sobre o gênero textual "e-mail".  Sob a orientação da Profª. Rokatia Kleania, cada aluno criou o seu próprio endereço eletrônico e em seguida pode enviar e receber suas mensagens via internet.

O passo seguinte foi então conhecer melhor um outro gênero, o "blog". Também no laboratório de informática da Escola Gerson Lopes, os alunos visitaram alguns blogs e em seguida, criaram este blog, entitulado Blog da Turma do Nono.